Roda de Leitura | A Casa do Rio Vermelho, de Zélia Gattai 📚✨
Com Bruny Murucci e Marcela Veiga
2ª ed. FLIM - Festa Literária Vale do Mucuri
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
🗓️ 18 de setembro de 2025 ⏱️ 14h30min
📍 Praça Tiradentes / Teófilo Otoni-MG
Sinopse:
O improviso, a sinceridade e o desprezo pelo tempo cronológico são elementos cruciais da escrita de Zélia Gattai. Não é fácil impor uma ordem ao mundo. Tudo o que resta ao escritor é sobrevoar as palavras, conservar-se aberto e disponível para as surpresas da vida e da linguagem.
Se escrever é lembrar, escrever é também aceitar a embriaguez das pequenas recordações. Nada melhor, nesse caso, do que narrar a história de uma casa.
No bairro do Rio Vermelho, nos anos 1960, Zélia Gattai e Jorge Amado compraram uma bela casa, situada no topo de uma ladeira, que entraria para a história da literatura. Casa que é aberta, com delicadeza e timidez, também para o leitor.
Em “A casa do Rio Vermelho”, Zélia continua a narrar a saga de sua vida - que se mistura não só com a do marido Jorge Amado, mas com a aventura de toda uma geração de artistas. Sua grande proeza é fazer da literatura não só registro de emoções e de acontecimentos, mas uma maneira de se apropriar do mundo.
Lei Rouanet
Patrocínio Master: @bancodonordeste
Realização: Instituto In-Cena, Ministério da Cultura (@minc) e Governo Federal (@govbr)
Link do Instagram: https://www.instagram.com/p/DObiTHqDqW5/?img_index=1
11/9/2025
Mulher, trans, paraibana, assistente social, art`vista. Renata é o retrato de um Brasil que não desiste de lutar por oportunidades com igualdade e justiça. Já passou da hora de termos representantes da comunidade LGBTI+ no Congresso, conquistando direitos.