Sobre
O Instituto
O Instituto In-Cena, fundado em 2013, é fruto e extensão do trabalho do Grupo In-Cena de Teatro, iniciado em 2007. Com quase uma década de trabalho no estado da Bahia, possui atuação desde 2017, onde realiza trabalhos formativos, artísticos e culturais, tendo inaugurado sua filial em Salvador no ano de 2022, oportunizando formação, criação e intercâmbios, além de impulsionara criação de empregos no setor cultural. O trabalho surgiu a partir de uma grande carência de atividades socioculturais em Teófilo Otoni, sendo, dessa maneira, a formação um dos pilares de atuação. Iniciou-se com os cursos de Teatro, posteriormente, incluindo outras linguagens como a música, a dança e o cinema. É um grupo com quase 20 anos de carreira e trabalhos efetivos em vários estados do país e com circulação internacional em Buenos Aires e Chile.
Em 2012 foi inaugurado a primeira sede do In-Cena, criando um importante equipamento cultural para Teófilo Otoni e região. Neste mesmo ano foi realizada a primeira edição do FESTTO (Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni), o qual segue com edições anuais até o presente momento, e comemora em 2026, 15 anos.
Em 2014 o Instituto Cultural In-Cena recebeu o Prêmio Cena Minas da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais como reconhecimento e fomento ao seu trabalho desenvolvido.
Em 2015 a organização foi reconhecida com o título de Utilidade Pública Municipal pela Câmara Municipal de Vereadores de Teófilo Otoni através da Lei 6.981/2015.
Em 2016 foram iniciados o FESTTINHO (Festival Escolar de Teatro Infantil de Teófilo Otoni) e o Núcleo de Cinema, atividades permanentes desde então. Neste mesmo ano, a organização recebeu o projeto “Memória em circulação” do Galpão Cine Horto no qual foi oferecido uma consultoria com análise de acervo, organização, documentação, conservação, arranjo arquivístico.
Em 2017 o Grupo In-Cena de Teatro grupo segue com suas circulações e montagens, estreando o espetáculo “Às Margens” em Curitiba/PR durante o FRINGE, junto ao Sesi e em Salvador no Sesc Pelourinho, atuando desde então com ações na capital e outros territórios baianos, bem como com artistas, grupos e instituições; e realizou a primeira edição do Cine Pojichá (Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha) com realizações anuais desde então.
Em 2018, tivemos o prazer de realizar o intercâmbio do espetáculo “Barrelas” com direção de Nathan Marreiro, da Cia Gente de Teatro, de Salvador-BA, texto consagrado do escritor Plínio Marcos. Esse desdobramento e articulação, permitiu também que em 2019 fosse realizado a "Mostra 4x4”, trazendo Quatro espetáculos, de quatro estados diferentes, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Curitiba com circulação no FRINGE em Curitiba. Em comum, o interesse por uma estética que transforma em arte discussões sobre o atual contexto social e político de nosso país. Balada de um palhaço, também de Plínio Marcos, também dirigido por Nathan Marreiro fez presença nessa parceria. De acordo com o encenador, o atual contexto social e político brasileiro tem chamado mais atenção para a relevância da obra do dramaturgo. Bem como atuo em intercâmbio na montagem do espetáculo “INFERNO” da atriz baiana, Ana Paula Bouzas e direção de Fábio Espirito Santo. Nesse ano, ainda iniciou o Projeto Lá e Cá de formação em empreendedorismo sociocultural em parceria com o Sebrae Minas, que tematividades de formação junto às regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha.
Em 2020 com o início da Pandemia do coronavírus, iniciou-se o projeto Corre da Semana, com a realização de atividades que possibilitam geração de empregos diretos e indiretos, gerando trabalho ao setor cultural local, ações transmitidas no YouTube com o principal objetivo de beneficiar a classe artística, bastante impactada com a paralisação das atividades. Ainda promoveu junto com o Galpão Cine Horto a oficina virtual de teatro no qual envolveu também o grupo teatral baiano Diadema de Pedra de Itarantim/BA.
Em 2021 realizou a circulação do FESTTO pelas cidades de Caravelas/BA, Itarantim/BA e Salvador/BA, promovendo a realizações de diversas apresentações teatrais, oficinas, debates e outras atividades. Bem como realizou diversas produções audiovisuais, entre elas, o Sonora Brasil 2021| Povos Originários do Brasil: Maxakali para o Sesc Minas, o curta-metragem Benzeção para o Cine Pojichá. Inicia consultorias aos municípios para atividades da Lei Aldir Blanc em esferas municipais e estaduais.
Em 2022 mantém o trabalho de consultoria e assessoria em 6 municípios da região, produção de eventos artísticos nas cidades de Pirapora e Paracatu, trabalhando ampliação de rede pelo estado de Minas Gerais, e foi selecionada entre as 10 instituições de 200 inscritas a nível nacional no Programa de Aceleração de Organizações Sociais do BTG SOMA 3.
Em 2023 realizou a produção audiovisual dos Caminhos Franciscanos para o Sebrae em Teófilo Otoni, produziu o 10º Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu e iniciou a realizado do projeto Núcleo de Memória Vale do Mucuri que trata do registro audiovisual das memórias e histórias da formação do Vale do Mucuri.
Em 2024 o Instituto In-Cena foi certificado pelo Minc como Ponto de Cultura, recebeu da Academia de Letras de Teófilo Otoni, a Medalha de Mérito Literário Jornalista Humberto Luiz Salustiano Costa, e a Moção Honrosa pelos relevantes serviços prestados, pela Câmara Municipal de Teófilo Otoni. Iniciou o ano com atividades culturais ao longo do primeiro semestre em Teófilo Otoni, Poté e Padre Paraíso. Realizou a 9ª edição do Cine Pojichá – Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha em Novo Cruzeiro, Padre Paraíso, Nanuque, Ataléia, Crisólita e Teófilo Otoni. Bem como o projeto Violas dos Vales com diversos violeiros e violeiras de Minas Gerais em Belo Horizonte, Pavão, Frei Gaspar e Araçuaí.
A atuação do In-Cena além do estado de Minas Gerais, se deu com a continuidade de projetos realizados na Bahia. As Escolas Municipais Padre Norberto no Alto do Cabrito, e Fonte do Capim na Fazenda Grande do Retiro regiões periféricas de Salvador, receberam ações formativas do projeto junto a UFBA, prefeitura de Salvador e Governo do Estado da Bahia. As ações desenvolvidas pelo In-Cena no projeto, visaram o desenvolvimento cultural, social e de empreendedorismo junto aos alunos e moradores das comunidades que receberam o projeto no segundo semestre de 2024. A produção local do Construtor de Pontes e do Professor Adson Silva junto a equipe pedagógica da escola em Salvador, proporcionou potencialização das ações.
Em 2025 o Instituto In-Cena recebeu, da AssembleiaLegislativa, a Ordem do Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais pelosrelevantes trabalhos prestados ao estado, e foi contemplado com ações daReceita Federal no Projeto Receita Por Elas, no qual o Instituto foicontemplado com mercadorias apreendidas em operações contra ilícitos, destinadasa organizações sociais e órgãos públicos que acolhem e apoiam mulheres vítimasde violência e em situação de vulnerabilidade.
Apoiou, produziu e participou de quatro ações noextremo sul da Bahia e na capital, Salvador. A Festa de São Pedro, a FELICA –Festa Literária de Caravelas, formação artística e realização de atividades deaudiovisual e gastronomia.
A FESTA DE SÃO PEDRO, foi realizada junto à Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas nos dias 28 e 29 de junho, festa tradicional com forte apelo social e comunitário na região de Barra de Caravelas.
A FELICA (Festa Literária de Caravelas) de 01 a 04 de outubro, é uma realização de Maíra Souza, em parceria com o Instituto Cultural In-Cena. O projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (1/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. A iniciativa recebeu ainda apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB),vinculado à Secretaria de Educação do Estado, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.
Bem como a 2⁰ Expedição de Licores, Geleia e Sabores - Pesquisa de Destilação e Fermentação de Bebidas e Alquimias/Bahia-Minas. O Projeto aprovado através do edital 08/2024 da PNAB do Município de Teófilo Otoni, realizou uma circulação gastronômica que culminou em um documentário. Iniciando em Teófilo Otoni e encerrando em Caravelas, a expedição valorizou não só o Vale do Mucuri, mas o estado da Bahia, que sempre dialogou com a cultura desse estado por onde o trem de ferro da Bahiminas ligava nossas culturas. Essa herança dos povos negros, quilombos urbanos e remanescentes quilombolas de Minas Gerais e na Bahia, mantem em suas tradições e peculiaridades da cultura alimentar.
O Diretor Executivo do Instituto In-Cena, André Luiz Dias, esteve presente na Oficina Dramaturgias, Performance e Processos Criativos com Marcio Abreu realizada em Salvador/BA nos dias 03 a 07 de fevereiro no Museu da Bahia. A Oficina essa oportunizou trocas e saberes, assim como conexões com outros artistas soteropolitanos e envolvidos no processo.
Em 2026, o Instituto In-Cena se prepara para realização do projeto CIRCULAÇÃO IN-CENA – 20 ANOS DE ESTRADA, aprovado no edital ROUANET NORDESTE do Ministério da Cultura, sendo o único coletivo selecionado de Minas Gerais na categoria inscrita. O projeto contemplará atividades em 3 estados, assim como atividades em cidade do interior de Minas Gerais, no Extremo Sul da Bahia, Recôncavo Bahiano, nacapital Salvador, e finalizando em Aracaju e Recife.
Princípios do nosso trabalho
Missão
Pesquisar, criar e produzir obras embasadas em referenciais teóricos, observação do cotidiano e experimentação artística entre diferentes linguagens, com ênfase no contemporâneo e na formação humana.
Visão
Ser reconhecido como um grupo teatral de excelência na gestão, na produção artística, e na interação crítica e reflexiva com a sociedade, pelo viés da arte.
Valores
Ética
Diversidade
Excelência
Responsabilidade social





















