Instituto Cultural In-Cena

 

Em 2022 o In-Cena celebrará uma década e meia de trabalhos desenvolvidos nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. São 15 anos de ações artísticas, sociais, formativas e educacionais destinadas ao público periférico onde está sediado o Instituto Cultural In-Cena. 

É uma instituição sem fins lucrativos, fruto da extensão do trabalho do Grupo In-Cena de Teatro, que foi o primeiro em Teófilo Otoni a se profissionalizar e ter o reconhecimento do seu trabalho de forma internacional; trabalho que tem como norte direcionamentos ao desenvolvimento regional através da arte e da cultura.

Atua desde 2013 de forma estrutural em 4 eixos, divididos em 20 projetos de fruição, formação e acessibilidade direcionadas ao público local e regional. Executou parte de suas ações através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e outros editais e fomentos federais e estaduais, proporcionando, assim, a geração de empregos diretos e indiretos, como uma rede de 30 profissionais e parceiros. 

Como multiplicador e formador, o Instituto Cultural In-Cena desenvolve e potencializa ações junto às prefeituras de Santa Helena de Minas, Pavão, Padre Paraíso e Itaobim, além de trabalhos de formação de público e apresentações artísticas e culturais em diversos outros municípios de Minas Gerais. 

O In-Cena vem sendo contemplado em editais do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais desde 2015, sendo que em 2014 recebeu o 6º Prêmio Cena Minas, o prêmio de Artes Cênicas da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. 

Idealizador do FESTTO-Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni, que está em sua décima edição, e de mais 3 outros festivais artísticos na região, o Instituto Cultural se tornou referência em trabalho e gestão, parcerias e projetos junto à UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), SEBRAE e Prefeituras. 

O In-Cena é uma usina artística que impulsiona uma nova forma no fazer econômico e cultural do Vale do Mucuri e região.

197090986_1986943518123092_3807552548224391068_n.jpg

MISSÃO

Promover a arte e a cultura com ênfase em formação, arte-educação, pesquisa, produção, fruição e intercâmbio, priorizando ações que contribuam para o desenvolvimento regional.

 

VISÃO

Ser reconhecido como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, referência estadual no desenvolvimento e gestão de programas e projetos de fomento cultural, artístico e socioeducativo.

VALORES 

Diversidade cultural e artística

Arte contemporânea

Transversalidade das artes

Responsabilidade socioambiental

Transparência

Acessibilidade