2ª FLIM - Festa Literária Vale do Mucuri 🔖✨
Com o tema “MULHERES DA PALAVRA, Oralidade e Cartografias Literárias”, a FLIM acontecerá de 17 a 21 de setembro de 2025, das 8h às 21h, com ações na Praça Tiradentes, Instituto In-Cena e na Livraria Papo Café, na cidade de Teófilo Otoni.
Serão cinco dias de uma imersão literária, poética, artística e cultural. Toda programação é gratuita e acessível.
Tenda Literária, Shows Musicais, Gastronomia, Palestras, Lançamentos, Contação de Histórias, Rodas de Conversas, Oficinas Artísticas e várias outras ações contemplam a programação, que dialoga com a temática na qual a mulher é protagonista.
Corpos e mulheres indígenas negras, trans, LGBTQIAPN+, trabalhadoras rurais, professoras, escritoras são destaque nessa interlocução com as realidades desse Brasil de múltiplas facetas.
A programação foi estruturada de forma a proporcionar o diálogo entre a literatura e a força feminina, representadas por ações de escritoras, atrizes, palestrantes e artistas como Shirley Krenak, Fabiana Carneiro, Renata Peron, Lívia Ferreira, Yasmin Bertoldo, Francceska Jovito, Araci Cachoeira, Carol Trindade, Marcela Veiga, Amanda Chaves, Jan Cordeiro, Munira Molaib, Perpétua de Jesus, Claudilene Costa, Thaisa Silva, Taís Cangussu, Geralda Soares, Eliza Farina, Edileila Portes, Deyse Magalhães, Bethe Bethe Guedes, Hérica Silva, Geane Matos, Sol Bueno, Nádia Campos e tantas outras mulheres na produção, nos bastidores e ocupando lugares diversos nessa festa.
Contempla, ainda, a distribuição de “vales-livros” para escolas e instituições parceiras, assim como a presença e visitas de alunos, estudantes e públicos dos Quilombos de Ouro Verde de Minas, Ataleia, Itambacuri, Teófilo Otoni, Caratinga e zonas rurais de Teófilo Otoni-MG.
Lei Rouanet
Patrocínio Master: Banco do Nordeste
Realização: Instituto In-Cena, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Link do nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/DOPKHDDjZhW/?img_index=1
11/9/2025
Mulher, trans, paraibana, assistente social, art`vista. Renata é o retrato de um Brasil que não desiste de lutar por oportunidades com igualdade e justiça. Já passou da hora de termos representantes da comunidade LGBTI+ no Congresso, conquistando direitos.