INSTITUTO IN-CENA 2024: CONSTRUÇÃO E REDES NO ESTADO DE MINAS GERAIS 🔺

Data de publicação:
26/3/24
Publicado por:
Eduardo Rezende
Tempo de leitura:

O Instituto In-Cena realizou no dia 21 de março, na Livraria e Cafeteria Papo Café em Teófilo Otoni, um encontro para apresentação dos trabalhos realizados no triênio 2021-2023 e dos projetos com fomentos e incentivos federais, estaduais, municipais e com editais outros, que estão em realização durante o ano de 2024.

Recebemos representantes do setor cultural e do poder público, em especial do legislativo mineiro e da UFVJM, além de empresários e parceiros institucionais de Teófilo Otoni e outras cidades onde os trabalhos do In-Cena são desenvolvidos.

Na ocasião, foram apresentados aos convidados e participantes os projetos em execução:

- Ações Formativas/Manutenção In-Cena 2024, realizado via emenda parlamentar do Deputado Estadual Jean Freire em parceria com a SECULT – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e que acontece nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, nas cidades de Teófilo Otoni, Padre Paraíso e Poté, com apoio das Prefeituras de Poté e Padre Paraíso, via secretarias de educação e cultura respectivas.

- Núcleo de Memória Vale do Mucuri, via emenda de participação popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com SECULT – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

- Itinerância dos Povos Originários, que será realizado nas cidades Governador Valadares, Teófilo Otoni, Araçuaí e Santa Helena de Minas, abarcando aos Vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, em parceria com o Minc – Ministério da Cultura e realizado com emenda parlamentar da então Deputada Federal Áurea Carolina, e com apoio das prefeituras locais e UFJF – Universidade Federal de Juiz Fora, Campus Governador Valadares.

- Violas dos Vales, itinerância musical com violeiros e artistas oriundos de diversas cidades do estado, realizado via emenda parlamentar do Deputado Estadual Jean Freire em parceria com a SECULT – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que acontecerá em Belo Horizonte, Pavão e Araçuaí, com continuidade nas cidades de Diamantina e Frei Gaspar, e apoio das prefeituras locais e UFVJM. As ações contemplam a capital mineira, e os Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

- FLIM - Festa Literária Vale do Mucuri, aprovada na Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio do Banco do Nordeste, Farmácia Indiana e apoio do SEBRAE, Instituto Elias Mattar, Prefeitura de Teófilo Otoni e secretarias municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento Econômico e Coordenação de Gestão.

- Projetos In-Cena 2024: FESTTO – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni, CINE POJICHÁ – Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, CINE POJICHÁ/Edição BH, Edital BH nas Telas do Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte e realização do Corredor Latino-Americano de Teatro, Sábados Literários, Circulação de Espetáculos, Cine Clubes, Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ do Coletivo LGBTudo.

Essas ações múltiplas e contínuas serão realizadas ao longo do ano com diversos apoios, diretos e indiretos, e recursos de aprovação nos editais LPG do Estado de Minas Gerais, LPG do Município de Teófilo Otoni, Prêmio Sérgio Mamberti do Ministério da Cultura, Prefeitura de Teófilo Otoni, Sind-UTE, SESC, UFVJM, Sindcomércio Teófilo Otoni e recursos próprios do Instituto In-Cena.

Também foi apresentado um balanço das atividades desenvolvidas pelo Instituto In-Cena via projetos, editais e trabalhos de produção, consultoria e assessoria.

O Instituto In-Cena, desde a sua fundação, zela pelo trabalho coletivo, inclusivo, diverso e comunitário.

Nesses 17 anos de trabalho do Grupo In-Cena de Teatro e do Instituto In-Cena, nos comprometemos com o desenvolvimento regional, a interiorização da arte e a defesa da democracia a partir da elaboração e execução de projetos pautados na promoção do acesso aos direitos fundamentais, como a educação, saúde, assistência social e cultural em várias regiões de Minas Gerais.

Foi uma noite especial, repleta de afeto, arte e sonhos!

Agradecemos a todas e todos os parceiros que sonham conosco e caminham juntos nessa trilha árdua, mas incrivelmente bela e transformadora.

Mais fotos do evento você confere no link: https://www.flickr.com/photos/198479065@N04/albums/72177720315700936

Notícias relacionadas

Festivais

9/4/2024

CINE POJICHÁ 9ª Edição - Oficinas Gratuitas

Oficina de Elaboração de Projetos Audiovisuais com Cris Diniz & Oficina de Roteiro Cinematográfico com Bramma Bremmer

Instituto

8/4/2024

SÁBADOS LITERÁRIOS 📚🎬 Imagem-Memória

A temática será sobre a imagem como um instrumento para salvaguardar a memória e a identidade cultural de um povo e de sua comunidade.

Festivais

8/4/2024

CINE POJICHÁ - Brasil das Gerais 📽

Em 2024, será realizada a 9ª edição do Cine Pojichá - Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, com a temática "Brasil das Gerais".

instituto@incena.org
R. Amadeu Onofri, 206 - Manoel Pimenta, Teófilo Otoni - MG, 39802-083
Parceria Cultural:
Patrocínio:
Realização: