FESTTO - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE TEÓFILO OTONI

Data de publicação:
1/4/24
Publicado por:
Eduardo Rezende
Tempo de leitura:

Desde 2012 é realizado o FESTTO - Festival Nacional de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, um  território com grande diversidade de produção cultural, mas historicamente marcado pela ausência ou insuficiência de oferta de bens e serviços culturais e artísticos profissionais. Motivado por este contexto e celebrando os cinco anos de existência do Grupo In-Cena de Teatro, em 2012 foi realizada a primeira edição do FESTTO, que segue, desde então, com edições anuais, consolidando-se como parte do calendário cultural na região.

O FESTTO recebeu, até o momento, mais de 200 grupos de teatro, com atrações nacionais e internacionais, como o Colectivo La Mandrágora de Viña del Mar e a Compañía Teatro La Estrela Solitaria de Quillota, ambas do Chile, e as performances de Buenos Aires/Argentina, dos artistas Nicolás Licera e Anderson Feliciano. São oferecidas oficinas, rodas de conversa e atividades correlatas. Dentre os oficineiros, artistas do Chile, Argentina e Itália. Atraiu mais de 2.000 artistas oriundos de outros municípios dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, para participarem da programação, alcançando um público circulante de milhares de pessoas.

Em 2015, o Festival integrou a edição do Palco Giratório do Departamento Nacional do Sesc e, em 2017, o Off Cena do Departamento do Sesc Minas Gerais. Participou, também, do circuito de circulação de outros grupos de teatro em seus próprios projetos, como a Cia Luna Lunera/BH, Núcleo de Dança Dor/Ipatinga e Farroupilhas/Ipatinga.

Em 2020, o Festival foi realizado de forma virtual, mantendo o objetivo e a proposta das ações.

Em 2023, tivemos a edição Vivências, onde o projeto circulou por várias cidades de Minas, como Aguas Formosas, Ouro verde de Minas, Machacalis e Teófilo Otoni.

ESPETÁCULO - Anacrônico / 12º FESTTO
VIVÊNCIA Águas Formosas / 12º FESTTO
Somos Todos Clara / 12º FESTTO
Oficinas / 12º FESTTO
Show Chico Lobo & Pedre Mestre / 12º FESTTO

O FESTTO é o único Festival de Teatro realizado periodicamente no Vale do Mucuri, o que denota sua relevância para a comunidade e justifica o seu fortalecimento, pois contribui para a descentralização cultural dos grandes eixos. A fruição artística e cultural compõem o campo dos direitos e garantias fundamentais constitucionais e é um importante instrumento de transformação social e consolidação da cidadania. Neste contexto, o FESTTO contribui com a criação de oportunidades de produção e fruição de arte, valorizando a cultura e a permanência das pessoas na própria localidade.

Notícias relacionadas

Espetáculos

8/7/2024

O Menino que Aprendeu a Imaginar 💜

• Classificação Livre para todos os públicos e com acessibilidade em LIBRAS.

Espetáculos

8/7/2024

A Menina e o Cuca💜 em Matozinhos/MG

• Classificação Livre para todos os públicos e com acessibilidade em LIBRAS.

Agenda

8/7/2024

Projeto RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E CONEXÕES com André Luiz Dias

instituto@incena.org
R. Amadeu Onofri, 206 - Manoel Pimenta, Teófilo Otoni - MG, 39802-083
Parceria Cultural:
Patrocínio:
Realização: