CAFÉ NA FLIM | Sankofa - Mulheres Negras e suas Escritas Insurgentes ✨
Com Claudilene Costa, Thaisa Silva e Tais Cangussu.
2ª ed. FLIM - Festa Literária Vale do Mucuri
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
🗓️17 de setembro de 2025 ⏱️ 14h30min
📍Praça Tiradentes / Teófilo Otoni-MG
Você conhece o significado de Sankofa?
É um conceito africano do povo Akan que significa ”voltar e buscar”. Representa a sabedoria de aprender com o passado para construir um futuro de força e sabedoria. É olhar para trás não com saudade, mas resgatando o que é precioso para seguir adiante.
Esta proposta é um fruto lindo e potente da caminhada coletiva iniciada em 2024 pelo Observatório dos Direitos das Mulheres dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (ODMulheresVales) em conjunto com a Associação dos Bairros de Teófilo Otoni (ABTO). Um espaço onde pesquisadoras Negras e Indígenas dos Vales partilham suas trajetórias, escrevivências (como conceitua Conceição Evaristo) e pesquisas.
O objetivo? Mergulhar no percurso do Sankofa. Olhar para a história, para nossas ancestrais e para as escritas que foram silenciadas, para encontrarmos força e inspiração para caminhar para frente, escrevendo nossas próprias narrativas.
Será um espaço de troca, acolhimento e aprendizado, onde também conheceremos um pouco mais sobre:
· A vida e obra da eterna Carolina Maria de Jesus.· As escrevivências e pesquisas das maravilhosas,Tais Cangussu, Thaisa Martins e Claudilene da Costa Ramalho.· O processo de escrita e a trajetória de MulheresNegras.
· O caminho de “Tornar-se pesquisadora Negra” emnossos contextos.
Junte-se a nós! ✨
Lei Rouanet
Patrocínio Master: @bancodonordeste
Realização: Instituto In-Cena, Ministério da Cultura (@minc) e Governo Federal (@govbr)
#FLIM#InstitutoInCena#TeófiloOtoni#bancodonordeste#bancodonordestecultural#literatura#papocafe#ufvjm#valedomucuri#BancoDoNordeste#GovernoFederal
Link do nosso Instagram: https://www.instagram.com/p/DOZ2HHqjIFi/?img_index=1
11/9/2025
Mulher, trans, paraibana, assistente social, art`vista. Renata é o retrato de um Brasil que não desiste de lutar por oportunidades com igualdade e justiça. Já passou da hora de termos representantes da comunidade LGBTI+ no Congresso, conquistando direitos.