• IN-CENA

Luiz Gomide se apresenta em Teófilo Otoni com a Peça Teatral, HAMLET-MÁQUINA.



TEÓFILO OTONI – Os estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Mucuri, tiveram um retorno de semestre baseado na arte. A abertura do 2º semestre letivo da instituição contou com a apresentação de uma peça teatral intitulada Hamlet-Máquina, interpretada em forma de monólogo pelo ator Luiz Gomide, de Belo Horizonte. A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) e o Instituto Cultural In-Cena foram organizadores do evento, realizado no auditório principal da universidade e na cede do Instituto Cultural In-Cena. O auditório, que conta com 290 lugares, teve sua capacidade máxima esgotada. Além da comunidade acadêmica, moradores de Teófilo Otoni também compareceram ao evento.


Hamlet-Máquina

Sobre a escolha da peça teatral para a abertura do semestre letivo, a professora Vanessa Juliana da Silva, chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da universidade (e também coordenadora do Laboratório Experimental de Educação, Cultura e Arte), explicou que a decisão nasceu após reunião da diretoria da faculdade. “A direção da FACSAE convocou os professores a pensarem algo para aula de abertura. Então, decidimos pela peça Hamlet-Máquina. Embora o texto da obra tenha sido escrito por Heiner Müller na década de 1970, o tema é super atual, muito relacionado com o contexto que estamos vivendo, de um homem que se posiciona diante do seu tempo, no contexto do contraditório, com uma perspectiva crítica pela construção de outras possibilidades”, declarou Vanessa. A moradora Maria Novi, professora aposentada da rede estadual de ensino, compareceu ao evento, segundo ela por amar apresentações teatrais. “É sempre bom estarmos em meio à juventude, à cultura, dentro de uma universidade. Fiquei sabendo desta apresentação e vim com mais duas amigas. Amamos tudo. Achamos o trabalho muito bonito e reflexivo. Me fez sair daqui com um olhar mais apurado sobre a realidade que estamos vivendo”, disse.


Peça

Este Hamlet-máquina consta da montagem teatral do texto de mesmo nome (Die Hamletmaschine – do original em alemão), obra escrita pelo aclamado dramaturgo Heiner Müller – 1929 - Sppendorf/1995 - Berlin. A obra é baseada na coragem de se posicionar em defesa da essência de seu tempo, através de um exame cuidadoso do passado, da avaliação e exposição minuciosa, brava e consciente da realidade do presente para, somente então, podermos sonhar, planejar e executar um futuro mais humano, coerente e possível, quiçá menos efêmero e desejoso do cometimento de autocrítica.


Ficha técnica

Hamlet-máquina tem o texto de Heiner Müller (Título original: Die Hamletmaschine). Tradução para o português, de Fernando Peixoto. Concepção cênica, direção e atuação solo: Luiz Gomide. Pesquisa para a trilha sonora: Luiz Gomide. Concepção e finalização técnica de efeitos sonoros e trilha: Rodrigo Lana.


Confira a entrevista completa com o Ator:

https://www.diariodeteofilootoni.com.br/sem-categoria/ator-e-diretor-de-peca-hamlet-maquina-concede-entrevista-exclusiva-ao-diario/