• IN-CENA

OFICINAS FESTTO 2019

[OFICINAS FESTTO] 21 e 22 de Junho, de 8h às 12h


Valor de R$ 80,00 reais. Inscritos de outras cidades possuem garantido alimentação durante 4 dias do festival, alojamento e acesso GRATUITO em toda programação.

Acesse o link abaixo: https://www.cevibra.com.br/…/festival-nacional-de-teatro-de…


CONFIRA AS OFICINAS ABAIXO:

“O CORPO E O VERBO”

Oficineiros: Marcos Fábio de Faria e Rodrigo Jerônimo - UFVJM e GRUPO DOS DEZ


A oficina tem, como objetivo, investigar a partir de textos produzidos pelo Grupo dos Dez e provocar o debate sobre um corpo poético e político. Como se utilizar das culturas para construir uma narrativa onde o verbo se faz presente em todas as instâncias da cena, mesmo quando não há texto, mesmo no silêncio.


Público Alvo: artistas em diferentes níveis de formação.

Faixa etária: acima de 16 anos.




“BRECHT E STANISLAVSKI: EXPERIMENTAÇÕES E INTERPRETAÇÕES”


Oficineiros: LUIZ PAIXÃO e Mariana Bizzotto - Companhia De Teatro


A Oficina visa confrontar o aluno com os procedimentos de construção de personagens e apontar os aspectos estéticos e formais de dois dos maiores encenadores e teóricos do teatro mundial. Pretende-se, a partir de um mesmo texto dramatúrgico, aplicar as distintas técnicas de abordagem e construção dramática, tendo como referência os conceitos de aproximação (Stanislavski) e distanciamento (Brecht). Pretende-se, também, no âmbito teórico, apresentar os principais fundamentos que regem as duas poéticas, através de leituras e discussões.


Público alvo: atores com experiência de palco.

Faixa etária: acima de 18 anos.



“O CORPO CÔMICO DANDO CREDIBILIDADE AO INVEROSSÍMIL”

Oficineiros: Marcos Camelo e Cecília Viegas - Adorável Companhia / RJ


O corpo cômico dando credibilidade ao inverossímil. Esta frase por si só resume atuação física do palhaço, que consegue através do movimento de seu corpo fazer com que o expectador acredite no inacreditável. Nesta oficina, o corpo desajeitado, atrapalhado, às vezes torto e em certos casos altivo do palhaço, é investigado como técnica, observando o conjunto de elementos que compõem aqueles movimentos, desde a intenção de realizá-lo até a realização do mesmo, analisando os detalhes que tornam possível fazer parecer verdadeira a ficção da cena.


Público alvo: atores, estudantes de teatro e afins.

Faixa etária: acima de 16 anos



“ATOR CRIADOR”

Oficineiros: Anilia Francisca Mércio Silveira e Leonardo Gall - Gene Insanno Companhia de Teatro - RJ


A oficina traz três técnicas de criação para cena desenvolvida dentro do Gene Insanno: Técnica da Cena-Foto, Técnica do Narrador personagem e Técnica do Teatro que Dança. É baseada em técnicas de Eugênio Barba e o teatro do Oprimido (Augusto Boal). Essa oficina já foi ministrada em diversos espaços, pontos de cultura e até mesmo fora do país (México) na ESCUELA ESTATAL DE SAN LUIS DE POTOSI.


Público Alvo: para estudantes e interessados em ARTES CÊNICAS. A oficina destina-se a pessoas com alguma experiência com teatro e que busquem técnicas de criação individual, sem a necessidade de um diretor. Ela dá ferramentas para que o ator/atriz possa elaborar suas marcações cênicas, dramaturgia corporal e/ou produção multi-artística.

Faixa etária: acima de 16 anos