O Instituto Cultural In-Cena chega ao Extremo Sul da Bahia e em Salvador no segundo semestre de 2021


Atores e produtores do Instituto Cultural In-Cena

O Instituto Cultural In-Cena chega ao Extremo Sul da Bahia e em Salvador no segundo semestre de 2021, abrindo comemorações dos 15 anos de trabalho.


O Instituto Cultural In-Cena, associação civil sem fins lucrativos, com sede em Teófilo Otoni/MG, e voltada ao desenvolvimento regional por meio de ações artísticas e culturais, realizará no segundo semestre, projetos e ações em prefeituras de cidades baianas, em parcerias com outros coletivos. Dando continuidade os trabalhos de 2021, o Instituto Cultural segue com demandas artísticas e formativas nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e estenderá suas atividades às cidades de Prado e Itarantim, finalizando em Salvador na capital baiana, com ação do Festto que comemora 10 anos.


Em nossa região, são três cidades atendidas de forma técnica e com trabalhos direcionados nas prefeituras de Santa Helena de Minas, Padre Paraíso e no Ponto de Cultura Ceia, na cidade de Pavão -, além dos projetos desenvolvidos junto ao Ponto de Cultura Atrás do Palco, de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Estas ações, juntamente com outros trabalhos e editais aprovados, integraram o cronograma do primeiro semestre.


Em reunião com os colaboradores e artistas do In-Cena, o diretor André Luiz Dias comunicou a nova agenda e estabeleceu o cronograma de atividades do segundo semestre, dentre elas, o “Corre da Semana”, em sua terceira edição. Por meio de edital, serão selecionados e contratados artistas da cidade de Teófilo Otoni par apresentações, que serão transmitidas ao público por meio das redes sociais, gerando, assim, renda e trabalho ao setor local, além de produção cultural e entretenimento. O recurso para realização do “Corre da Semana” é oriundo de subvenção aprovada junto à Prefeitura de Teófilo Otoni, para execução das ações, que fazem parte do Festto – Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni. Outras ações do festival receberão apoio do SEBRAE e de outros parceiros locais, como a UFVJM e outros parceiros.

Florisvaldo Júnior/Diretor Financeiro - Jacilene Ribeiro/Administrativo

André Luiz Dias - Diretor Executivo do Instituto Cultural In-Cena

Para a Bahia estão previstas ações artísticas, de formação, bem como consultorias para editais e projetos, integrando o CIRCUITO FESTTO, que encerrará a comemoração de 10 anos do festival e abrirá os festejos de 15 anos do Grupo In-Cena de Teatro. Será uma circulação com artistas convidados de Brasília, Rio de Janeiro e Sete Lagoas, cujas atividades resultarão na gravação de um documentário.


Todas estas ações foram adequadas, seguindo as diretrizes sanitárias da OMS e de outros órgãos competentes, e respeitando o momento de retomada de atividades em formato híbrido. O Instituto Cultural In-Cena segue com um quadro de 26 colaboradores, o que otimiza e possibilita uma gestão direcionada ao administrativo e burocrático, e permite a continuidade dos trabalhos de forma sistematizada e artística em diversas cidades da região. O diretor executivo André Luiz Dias ressalta o trabalho de Florisvaldo Júnior, diretor financeiro do In-Cena, cuja organização possibilitou o estabelecimento de setores de trabalho, com seus avanços e desdobramentos, transformando o instituto em uma usina do fazer cultural e artístico.


Os recursos provenientes de trabalhos diretos, vendas e projetos, e os editais aprovados nas esferas estaduais e federais possibilitam a manutenção das atividades e a geração de renda ao setor local, inclusive por meio de trabalhos indiretos.


Vanessa Juliana - Produtora e oficineira em atividade no Instituto Cultural In-Cena

“Já estamos em 2022, chegando em 2023, apesar de tantas dificuldades nos últimos anos em nosso setor. Nossa base sólida e o trabalho continuado possibilitaram esse fluxo. Partilhamos experiências e dividimos o que temos. Este ano já recusei trabalho por não conseguir executar com excelência, como nos propomos. E já estamos otimizando a agenda para 2022/2023, e contamos com mais três colaboradores, que chegam para agregar: a atriz Paula Valentine, de Sete Lagoas, e os músicos e arte-educadores Thomaz Baldow, de Teófilo Otoni, e André Ribeiro, de Carlos Chagas”, pontua André Luiz Dias.


O Instituto Cultural In-Cena comemora aniversário e presenteia sua população com um trabalho sério, inclusivo, empresarial e artístico.


Em breve, a programação completa da segunda etapa do FESTTO 2021! Acompanhem nossos trabalhos pelas redes sociais:

Instagram: @incena.oficial Facebook: incenato

Site: www.incena.org

0 comentário