• IN-CENA

Manual do Técnico Periférico



Quem aqui nunca ajustou a íris de um refletor elipsoidal 36º em ângulo de 45º pra um contra de filtro congo blue? Certeza que a resposta da maioria é: nunca! Ainda mais longe dos grandes centros de produção cultural. O acesso à equipamentos e formação técnica em iluminação, sonorização e logística não é algo simples, fácil nem barato.


Nos teatros periféricos a grande maioria começa como artista. Dentro de turmas de teatro dos cursos livres inicia o primeiro contato artístico. Depois de uma série de aquecimentos, apresentações e inspirações, nos apropriamos dessa função como uma forma de trabalho e de existir no mundo. Porém, entre ter uma ideia e leva-la até o palco existe uma série de planejamentos e articulações, o que chamamos de produção.


Na produção teatral fora dos grandes centros e espaços apropriados, percebe-se uma dificuldade de acesso a duas coisas fundamentais à produção teatral cenotécnica: o acesso à materiais apropriados e a formação necessária para a boa operação.


Mesmo os serviços terceirizados, nem sempre se adaptam de forma estética e técnica às demandas do fazer teatral. Outras linguagens, como os shows musicais, costumam ter um maior mercado disponível e especializado, possuindo uma maior demanda e consequentemente, uma maior oferta. Assim o trabalho teatral tende a se adaptar a essas possibilidades e não o contrário.


Assim como os serviços, muitas vezes os espaços não estão adaptados a acomodar de maneira totalmente adequada a demanda. A adaptação é sempre necessária o que exige ao técnico um conhecimento vasto que o dê ferramentas a buscar uma flexibilização e adequação.


Por fim, pensando nas questões de acessibilidade e ocupação dos espaços para além de nossas periferias, esse manual visa instruir com alguns conceitos técnicos e logísticas para ampliar o conhecimento e as possibilidades ao lidar com locais e espaços que oferecem qualquer ferramentas. Afinal de contas, pensamos na construção de um ambiente futuro onde todos possam ter acesso às ferramentas com maior equidade.


Link para download do livro: https://drive.google.com/file/d/1_rfcjN1wCKZao7j6ExlYYa33Hh_l5f_1/view?usp=sharing

0 comentário