• IN-CENA

Em abril, Grupo In-Cena desembarca em Curitiba com a MOSTRA IN-CENA 2019 - 4X4.

Atualizado: 26 de Mar de 2019


O Grupo In-Cena de Teatro se prepara para apresentações em Curitiba, o grupo segue com o apoio da Prefeitura Municipal de Teofilo Otoni, Farmácia Indiana e UFVJM. O In-Cena representará o Vale do Mucuri com a MOSTRA IN-CENA 2019 - 4X4, juntamente com outros coletivos teatrais do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte, que potencializam e apresentam seus trabalhos no FRINGE.


Os trabalhos apresentados possuem diálogo entre os processos de pesquisa dos artistas envolvidos. O diretor e dramaturgo Sidnei Cruz é supervisor artístico do espetáculo "Às Margens", do Grupo In-Cena de Teatro de Teófilo Otoni, que estreou em 2017 no Fringe e retorna ao festival neste ano. O diretor também potencializou e possibilitou contatos e redes entre alguns membros dos coletivos participantes. De São Paulo, a MeiMundo Inventações Compartilhadas se apresentará com "Inferno", um solo de Ana Paula Bouzas, com direção de Fábio Espírito Santo. De Salvador, a Cia de Teatro Gente se apresenta com o texto de Plínio Marcos "Balada de Um Palhaço", com direção de Nathan Marreiro. E "Filofobia", um segundo espetáculo do Grupo In-Cena, com dramaturgia de Marcos Fábio de Faria e direção de Rodrigo Jerônimo do GRUPO DO DEZ de Belo Horizonte, e do diretor do Grupo In-Cena André Luiz Dias.

Na mostra está incluída uma Roda e Mesa de Debate com os grupos participantes, sobre os processos de trabalhos e desdobramentos possíveis. As ações fazem parte da programação do Fringe.



MOSTRA IN-CENA 2019 – 4X4

Apresenta o encontro de quatro grupos de teatro, de quatro estados brasileiros em quatro espetáculos. Os artistas envolvidos trazem suas vivências criativas mediadas por construções coletivas com o Grupo In-Cena. Intercambiar e conectar as investigações fortalece para a resistência política e o ativismo como estética.


FILOFOBIA (Espetáculo em Processo de Construção)

Drama

Casa Heitor Stockler De França:

03/04 - 19:00

Chegou o futuro e, com ele, o fim das esperanças. Amar é uma fobia coletiva. Nessa distopia, em que amor e ódio são a mesma coisa (se é que há algum resquício disso no mundo), dois personagens, que também são muitos, batalham a existência de alguma humanidade onde se é permitido sobreviver e lutar.

Instituto Cultural In-Cena e Aquilombô/BH – Dramaturgia: Marcos Fábio De Faria. Direção: André Luiz Dias e Rodrigo Jerônimo (Grupo dos Dez/BH) - Companhia: Cristal Lisboa e Luanna Aragão. Trilha Original: Bia Nogueira.

16 | 50| Teófilo Otoni - MG | Gratuito





Roda e Mesa de Debate com os Grupos Participantes da Mostra 4x4

Grupo In-Cena/MG – Aquilombô/Grupo dos Dez/MG – MeiMundo Invenções Compartilhadas/SP e Cia de Teatro Gente/BA

Novas Diretrizes e Aquilombamentos nos Processos de Trabalhos Cênicos.

Casa Heitor Stockler De França: 03/04 - 20:00




BALADA DE UM PALHAÇO (Espetáculo em Processo de Construção)

Drama

Casa Heitor Stockler De França:

04/04 - 19:00

O espetáculo é uma obra de arte emocionante, que nos coloca em contato com o mundo circense através do diálogo entre dois palhaços, Menelão, disposto a qualquer coisa para ganhar dinheiro, e Bobo Plin, o companheiro que não aceita mais repetir as mesmas velhas piadas.

Cia de Teatro Gente – Texto: Plínio Marcos. Direção: Nathan Marreiro – Com Everton Machado e Zé Carlos Jr. Direção Musical: Maurício Lourenço. Preparação Corporal: Emerson Ataíde. Consultoria Artística: André Luiz Dias (Grupo In-Cena/MG)

Livre | 50| Salvador - BA | Gratuito


ÀS MARGENS

Drama

Teatro Sesi São José dos Pinhais:

05/04 - 19:00

O Brasil indígena e quilombola, tema do espetáculo! Com trilha original ao vivo, reúne o teatro, cinema, dança, percussão e a dramaturgia. “Às Margens” pontua um Brasil de gente plural, cravado entre as montanhas das gerais que ganha som, cor e força para gritar (e silenciar) em tempos tão sombrios.

Instituto Cultural In-Cena - Direção: André Luiz Dias – Supervisão Artística: Sidnei Cruz. Companhia: Amanda Chaves, André Luiz Dias, Saulo Lauar, Araci Cachoeira, Luanna Aragão, Marcela Veiga, Vanessa Juliana e Marcia Neves de Souza. Produção: Bruny Murucci, Florisvaldo Junior e Wan Douglas Gonçalves

14 | 60 | Teófilo Otoni - MG | Gratuito


INFERNO (Espetáculo em Processo de Construção)

Drama

Casa Heitor Stockler De França:

06/04 - 19:00

INFERNO é um espetáculo teatral que aborda a histórica relação social entre o trabalhador doméstico e seus patrões, fazendo uma reflexão sobre invisibilidade, subserviência, exploração, privacidade e preconceito, temas transversais presentes em seu enredo.

MeiMundo Inventações Compartilhadas – Um Solo de Ana Paula Bouzas. Texto: Rodrigo De Roure e Luiz Felipe Andrade. Direção: Fábio Espírito Santo, Diretor Assistente: André Luiz Dias (Grupo In-Cena/MG), Figurino: Bettine Silveira, Dramaturgista: Ronaldo Serruya.

16 | 50| São Paulo - SP | Gratuito