Coletiva de imprensa para divulgação das ações de 2021!


O Instituto Cultural In-Cena agradece aos parceiros, jornalistas e profissionais da imprensa que estiveram presente.


Ações e pautas:

- Aprovação de quase 1 milhão em recursos oriundos de editais estaduais e federais: Lei Aldir Blanc, FEC, FUNARTE, emendas populares e outros projetos na área da cultura.


- Teremos nos primeiro trimestre do ano a realização de atividades de manutenção do Instituto Cultural In-Cena e a realização do Festto - Edição Comemorativa e realização do Festtinho. Sendo essas ações adequadas para o momento que atravessamos e obedecendo as recomendações necessárias.


- Vamos iniciar a implantação do Núcleo de Memória do Vale do Mucuri.


- Teatro, Dança, Cinema, Música, são atividades já realizadas pelo Instituto, agora inclusão do Circo e da Literatura dentro das ações. Potecializando as áreas e trabalho.


- Inclusão de artistas dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Além de Teófilo Otoni, contamos com profissionais das cidades de Poté, Águas Formosas e Pedra Azul. Assim potencializamos uma rede, inclusiva e com geração de renda.


- O Instituto Cultural In-Cena estará com ações junto as prefeituras das cidades de Santa Helena de Minas, Pavão, Padre Paraíso e Machacalis no ano de 2021. Ações essas junto aos trabalhos na área da cultura e social. Agradecer a Marcia Da Silva Santos Marcus Aurelius Jandira Cangussu Geane Matos e Diego Soares Ferraz que juntamente com toda equipe, conduzirá desdobramentos em ações e trabalhos.


- Início das atividades com equipe de 22 profissionais sendo vinte desses com remuneração mensal e 2 colaboradoras não remuneradas que compõem a diretoria do Instituto e as ações artísticas. Sendo essas as professoras/doutoras Vanessa Juliana e Valeria Cristina da Costa com quem também desenvolvemos ações na UFVJM em projetos de extensão e cultura.


- Em 2021 serão desenvolvidos em parceria com a UFVJM os projetos: 1 - 10ENVOLVER E JUVENTUDE: empoderamento do Grupo Unijovens, Ousadia e Alegria de Santa Luzia, Crisólita/MG e de outros coletivos juvenis dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; 2 - Arte e Ciência: o teatro científico e o audiovisual como mediações para a realização de uma Olimpíada Científica de Ciência Ambiental; 3 - Coral Cênico do Campus do Mucuri 4 - Grupo Cultural Tambores do Mucuri 5 - Arte(com)Ciência: o teatro como possibilidade de formação de público e de discussão/divulgação de conhecimentos científicos. Projetos esses aprovados junto ao PIBEX; e PROCARTE UFVJM, além de um projeto para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aprovado junto ao CNPQ.


- Apoio e Parceria consolidadas junto ao SEBRAE para realização de ações que promovam o desenvolvimento econômico, ações formativas junto ao terceiro setor em cidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha ao longo do ano. Nosso agradecimento ao profissionais do Sebrae na pessoa de Deborah Constantino por vislumbrar e potencializar iniciativas empreendedoras.


- O Projeto Lá e Cá junto ao SEBRAE será desenvolvido na cidade de Teófilo Otoni. Depois de passar por diversas cidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha no ano de 2019/2020. Formação para artistas, gestores, trabalhadores de instituição do terceiro setor para auxiliar em mecanismo e conhecimento sobre editais, leis, projetos e gestão. Projeto que com apoio da prefeitura de Teófilo Otoni.


- Continuidade das parcerias, apoio e trabalhos junto a Prefeitura De Teófilo Otoni. Pautamos aqui de forma especial a realização de formação e ações que consta no calendário oficial da cidade, sendo o FESTTO - Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni que estará em sua 10° edição, como foco principal. Agradecemos a gestão do prefeito Daniel Sucupira e a presença do Secretário de Cultura Pereira da Viola.


- Junho/2021 - Teremos a realização do FESTTO - 10 ANOS, com o tema; "Ancestralidade". Momento de que será importante para celebrar e dar continuidade aos trabalhos, abrindo o segundo semestre.


- Projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais no Valor de Um Milhão e Quinhentos, que segue para captação e ficará a cargo da Agos Consultoria e Coaching e de Gabriela Dias.


Link com entrevista na íntegra: https://globoplay.globo.com/v/9163331/?fbclid=IwAR393b40jWKWW3FoLnW0n7oUVZu7RdAaK0hNYg0Y0ETGBrDICAuUAc9J1M0



0 comentário