top of page

Cinema nas Praças em BH - 8ª edição do Festival Cine Pojichá


As praças de BH terão sessões de cinema gratuitas, com a 8ª edição do Festival Cine Pojichá, que começa no dia 1° de setembro. Mais de 20 produções audiovisuais mineiras serão exibidas, entre curtas, longas, documentários, filmes experimentais, animações e clipes diversos.


Esta será a primeira vez que BH sediará o festival de cinema gratuito, que é itinerante, incentiva a produção cinematográfica de Minas e o cine clubismo. Até o dia 16 de setembro, locais como o Cine Santa Tereza, a Praça Duque de Caxias e a Praça Floriano Peixoto receberão a programação.


O evento oferecerá palestras sobre o mercado e a realização audiovisual em Minas Gerais. Produções de convidados da Paraíba e do Mato Grosso também serão exibidas. O festival foi criado em 2017 pelo In-Cena, coletivo de realizadores do Vale do Mucuri e do Jequitinhonha.


Na data de abertura do festival de cinema gratuito nas praças de BH, dia 1° de setembro, às 19h, haverá a palestra “Corpo negro, um corpo político em permanente reconstrução” com o roteirista Joel Zito Araújo. O bate-papo vai acontecer no Cine Santa Tereza. Todas as sessões do festival terão intérprete de Libras. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de BH, por meio do edital Fundo BH nas Telas. Cris Diniz, coordenadora do festival, fala sobre a escolha dos locais públicos para ser palco da programação.


“A praça é um lugar democrático, tem criança, pessoas idosas, transeuntes, gente que foi para ver o trabalho. Imagina você vai passear com seu cachorro e ‘dá de cara’ com um telão na praça do seu bairro, rolando um festival de cinema, que delícia!”.



0 comentário
bottom of page