• IN-CENA

Cine Clube Joel Zito Araújo



O Instituto Cultural In-Cena reformulou o trabalho do cineclube para 2019 e homenageará o cineasta nascido no Vale do Mucuri, Joel Zito Araújo. De maio a dezembro, no primeiro sábado do mês, teremos uma sessão gratuita de cinema. Estrearemos com o premiado filme “Filhas do Vento”, no dia 4 de maio.


Conheça o nosso homenageado.


Joel Zito Araújo, nascido em novembro de 1954, em Nanuque/MG, Vale do Mucuri, dirigiu 5 longas e 29 curtas e médias documentais e ficcionais tematizando o negro na sociedade brasileira. Cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV e vídeos educacionais, sua obra inclui o livro e filme “A Negação do Brasil”, ganhador do Festival “É Tudo Verdade” em 2001, o longa ficcional “Filhas do Vento” (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs “Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado” (2009), e “RAÇA” (2013). Fez a première mundial do seu novo longa “MEU AMIGO FELA” no IFFR – International Film Festival Rotterdam 2019, recebeu o prêmio “Paul Robeson” (melhor filme da Diáspora) no FESPACO / Burkina Faso e o Prêmio Especial do Júri Internacional do “É Tudo Verdade” (2019). Joel doutorou-se em Comunicação na ECA/USP e fez seu pós-doutorado em TV e cinema na University of Texas, em Austin, Estados Unidos.


Primeira sessão:


"As Filhas do Vento"

Dia: 04 de maio

Horário: 17h

Gratuito

Sinopse: É uma lírica história de redenção amorosa entre irmãs, mães e filhas, na pequena cidade de Lavras Novas, interior de Minas Gerais, onde os fantasmas da escravidão e do racismo acentuam os dramas de forma sutil e poderosa.