• IN-CENA

Brasil e México unidos pelo Circula Minas

O cineasta e roteirista Florisvaldo Júnior foi selecionado no Circula Minas – Edital de Intercâmbio 2017, da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, para participar da residência artística Lab KinoRoom 2017, Laboratório de Realização Cinematográfico, no México, na cidade de León, entre os dias 9 e 16 de dezembro de 2017.

O Lab KinoRoom é um laboratório de realização cinematográfica consistindo de dois dias de oficinas, uma reunião de produção, cinco dias de filmagem, um dia pós-produção, uma premier de gala e uma cerimônia de encerramento, no qual foram finalizados um média de 20 curtas-metragens. Existem duas modalidades de participação, realizadores com roteiro e outros sem roteiro. A convite da organização, um dos curtas realizados foi o roteiro “ELLA” de autoria de Florisvaldo Júnior, Silvia Spolidoro e Hellen Suque. O evento reúne realizadores cinematográficos do México e estrangeiros que trabalham com roteiro, produção, fotografia, música, direção de arte e todas as áreas do cinema, que se reúnem durante os dias da atividade para produção e finalização de diversos curtas-metragens.

Aproveitando a oportunidade também, Florisvaldo visitou o Centro Cultural Brasil-México na cidade do México para apresentar o Cine Pojichá, Festival de Cinema dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, no qual pretende-se também realizar uma experiência do laboratório de cinema.

Florisvaldo afirma que participar da experiência do Lab KinoRoom foi de grande importância para conhecer um modo colaborativo de produção, com a participação tanto de profissionais, estudantes e iniciantes, criando uma extensa rede de colaboração e que nos permite pensar em novos modelos, tendo em vista ainda a grande concentração de produção nos grandes centros, especialmente o eixo Rio-São Paulo.

Florisvaldo Júnior é graduado em Cinema pela Estácio de Sá-RJ, com especialização em Cultura e Meios de Comunicação pela PUC-SP e capacitações em Gestão e Produção Cultural. Atualmente é Coordenador de Projetos do Instituto Cultural In-Cena, onde também idealizou e coordena o Núcleo de Cinema e Vídeo iniciado em março de 2016.  Nesse mesmo ano participou como jurado do FeSanCor – Festival Chileno Internacional del Cortometraje de Santiago. É realizador do filme “Às Margens”, exibido em conjunto ao espetáculo teatral com o mesmo nome, roteirista da série “Républica” em fase de pré-projeto, do documentário em fase de captação “O Canto da Água Preta”, que resgata a cultura e os cantos de terreiro em 5 comunidades quilombolas do Vale do Mucuri, em Ouro Verde de Minas, do curta “Epifânia” rodado em 2006. Idealizador, produtor e curador do 1º Cine Pochixá, festival de Cinema dos Vales Mucuri e Jequitinhonha que ocorreu em novembro de 2017. É coloborador externo (voluntário) no projeto de extensão “Lente e Lápis” da UFVJM. Entre 2013 e 2015 foi Analista de Arte e Cultura do Sesc Teófilo Otoni, sendo responsável pela estruturação e gestão da Escola de Artes e Cultura da unidade e também da produção local de diferentes projetos, como o Cine Sesc, o Palco Giratório, o Sonora Brasil, o Arte Sesc, a Semana de Formação Artística, as Rodas de Conversa. Atuou de 2008 a 2015 na produtora de vídeos Grupo Criativa na elaboração de roteiros e criação de vídeos institucionais, publicitários, programas para a TV e vídeos de eventos sociais.