2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2018
2019
HISTÓRIA
2007
O In-Cena foi criado em 2007, idealizado por Andre Luiz Dias e Cida Correia. No início, ainda como Cia Experimental de Teatro promoveu cursos livres, funcionando no Cine-Theatro Vitória, em Teófilo Otoni. No mesmo ano o grupo apresentou os espetáculos: ‘Fragmentos’, baseado em poemas de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, e ‘Alice’, baseado na obra de Lewis Carrol;
2008
Em 2008, com o nome In-Cena Cia. de Teatro, apresentou os espetáculos; ‘O sorriso do Palhaço’, texto de Tchesco Capanema; ‘Em Tempo de Flores e Espinhos’ texto de Andre Luiz Dias; ‘Perdoa-me’ baseado no texto de Nelson Rodrigues, e ‘Pluft, o Fantasminha’, texto de Maria Clara Machado, todos com direção de Andre Luiz Dias.
2009
Em 2009, em parceria com o Sesc Teófilo Otoni, expande-se os trabalhos e começam os processos de dramaturgia própria que resultam nos espetáculos: ‘nósnuCAOS’ e ‘Autores sujos, Pedaços’; ambos com dramaturgia e direção de Andre Luiz Dias; e a primeira montagem de ‘Uma História Sem Pé Nem Cabeça’, texto de Andre Luiz Dias e direção de Cida Correia, esse último contemplado na Lei de Incentivo Estadual de Minas Gerais.
2010
Em 2010 o grupo, com seu crescimento e sucesso, modifica seu nome para o atual, Grupo In-Cena de Teatro. Apresenta os espetáculos ‘Tempo de Delicadeza’, musical com participação do Conservatório de Música Teófilo Otoni e direção musical de Munira Molaib; e ‘Maria de Nazaré’, com direção de Andre Luiz Dias.
2011
Em 2011, estreou o espetáculo “Em Algum Lugar” no Teatro Dom Silvério, Chevrolet Hall (BH); em Caratinga/MG, ‘Esse Lugar Chamado Brasil’; em Araçuai/Vale do Jequitinhonha, o monólogo ‘Silencio que corta’, texto de Andre Luiz Dias e Vitor Salles, esse último baseado no conto ‘Uma História de Borboletas’ do escritor Caio Fernando Abreu. Todos com texto e direção de Andre Luiz Dias. No mesmo ano o grupo começou a se apresentar em festivais, tendo ganhado 8 prêmios no FESTIM – Festival de Teatro de Timóteo – com o espetáculo ‘Uma História sem Pé nem Cabeça’.
2012
Em 2012, o In-Cena circulou com o espetáculo ‘Em Algum Lugar’ no FRINGE, Festival de Teatro de Curitiba, no Palácio das Artes (BH), no Centro Cultural Usiminas (Ipatinga – MG), no Teatro Santa Izabel (Diamantina – MG), dentre outros. Em comemoração dos 5 anos de trabalho, ainda idealizou e produziu o FESTTO, Festival de Teatro de Teófilo Otoni e criou o Instituto Cultural In-Cena.
2013
Em 2013 o grupo estreou em Viña del Mar (Chile) a peça ‘Em verdade, eu vos digo’, que circulou também em Buenos Aires (Argentina) e por cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte e Araçuaí.
2014
É o primeiro grupo do Vale do Mucuri a profissionalizar-se e ter o seu trabalho reconhecido fora do território nacional, vencedor do Prêmio Cena Minas do estado de Minas Gerais em 2014, possui em sua trajetória mais de 16 montagens e 34 premiações em festivais .
Com trabalho pautado na pesquisa do teatro contemporâneo, dramaturgia e ênfase nas questões existências, via artes integradas dança/música/cinema e na cultura regional, proporcionando assim, espetáculos de multilinguagens.
O Grupo In-Cena mantém repertório, entre os principais espetáculos, “Em Algum Lugar”, “Esse Lugar Chamado Brasil”, “Uma História sem Pé nem Cabeça”, “Em Verdade Vos Digo” e “Às Margens”.
2015
Em 2015 participou do Sesc Palco Giratório em Teófilo Otoni juntamente com a Cia. Cortejo (Três Rios/RJ) e do projeto CASA ABERTA de intercâmbio da Trupe de Truões de Uberlândia (MG), patrocinado pela Petrobras e Governo de Minas Gerais.
2016
Em 2016 realizou uma grande circulação por Minas Gerais e o Nordeste através dos Prêmios Circula Minas da Secretaria de Estado de Cultura de MG e do Trilha Cultural do BDMG Cultural.
2017
Em comemoração aos 10 anos em 2017, é convidado para ocupar o palco do Sesc Palladium na capital mineira durante a Campanha de Popularização de Teatro e Dança.
Estréia no Fringe de Curitiba “Às Margens”, espetáculo que comemora os 10 anos do Grupo, que tem supervisão artística de Sidnei Cruz, idealizador do Palco Giratório do Sesc.
2018
Em 2018 o Grupo estreou o espetáculo "Filofobia" no LaMovida InBox em contagem-MG e começou a circular com o circuito FESTTO pelas cidades de São Paulo e Belo Horizonte - MG.
2019
O Grupo In-Cena de Teatro começa o ano de 2019 na capital mineira, com dois espetáculos do repertório, Em Verdade Vos Digo e Às Margens. Depois segue para o FRINGE Curitiba com a MOSTRA IN-CENA 2019 - 4X4, Grupo In-Cena (Teófilo Otoni/MG), Cia de Teatro Gente (Salvador/BA), Grupo dos Dez (Belo Horizonte/MG) e Meimundo Inventações Compartilhadas (São Paulo/SP). Também se apresenta com o espetáculo FILOFOBIA no aquilombo, e Uma História Sem Pé Nem Cabeça em Juiz de Fora, caratinga, padre paraiso, temporada rio de janeiro em verdade vos digo, museu do diamante diamantina às margens,