FESTTO

Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni

programas_FESTTO-removebg-preview.png

Em 2012, em comemoração aos 05 anos de existência do Grupo In-Cena de Teatro, foi realizada a 1ª edição do Festto e segue desde então com edições anuais, atualmente consolidado como parte do calendário cultural na região.

HISTÓRICO

Em 9 edições (2012-2020), o FESTTO recebeu 100 grupos de teatro, com 115 espetáculos apresentados, com atrações internacionais. Foram oferecidas ainda 50 oficinas, 25 rodas de conversa e mais 45 atividades paralelas. Dentre os oficineiros também artistas do Chile, Argentina e Itália. Atraiu mais 1.200 artistas oriundos de outros municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina para participar da programação, alcançando um público circulante de aproximadamente 40 mil pessoas.

O festival que em seu início só acontecia em Teófilo Otoni - MG, a cada nova edição expande sua programação para as cidades da região. Este processo é nomeado pelo Instituto Cultura In-Cena de interiorização. Além das interiorizações do festival em cidades das regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha, em 2018 aconteceu a primeira edição do Circuito FESTTO em Belo Horizonte e São Paulo. E na sua última edição presencial, a interiorização aconteceu nas cidades de Pavão, Santa Helena de Minas, Carlos Chagas e Crisólita, todas localizadas em Minas Gerais, além de se manter em Teófilo Otoni. As contribuições do FESTTO para a cidade de Teófilo Otoni e para as cidades da região são diversas; o FESTTO viabiliza o direito à cultura e à arte como manifestação cultural dos habitantes das cidades onde acontece. Além disso, movimenta os setores da economia e do turismo, além de agregar conhecimentos de vários campos para a fruição por meio da qualidade das produções.

Conheça as edições anteriores do FESTTO

ABRANGÊNCIA

Conheça todos os grupos e suas cidades que já estiveram no FESTTO. 
Faça parte dessa história! Se inscreva!

1/5