.png)

Festival de Cinema dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

O Cine Pojichá iniciou suas atividades em 2017 pela inexistência de um evento que promovesse a formação de público para o cinema nas regiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, sendo portanto, este ainda o único festival desta linguagem realizado nas já citadas regiões. As quatro primeiras edições foram realizadas sem incentivo financeiro público ou privado, apenas através de parcerias e trabalho voluntário, o que limitou muito o seu alcance territorial. Outra fato importante é quase completa ausência de salas de cinema, a não ser por Teófilo Otoni e Araçuaí. Em Teófilo Otoni ainda tem o fato de ser uma sala comercial de cinema, o que limita muito os títulos oferecidos, bem como o acesso econômico ser ainda mais restrito pelos valores praticados de bilheteria. Mesmo assim, em 3 edições (2017-2019), a quarta edição em 2020, está prevista para o mês de novembro, ainda não realizada neste momento, já exibiu 80 títulos entre curtas e longas-metragens, realizou 6 debates, 6 oficinas e 6 atividades paralelas e alcançou um público de mais 1.200 pessoas.
O Cine Pojichá é uma oportunidade ímpar para as comunidades acessarem a filmes pensados para o circuito alternativo de exibição, favorecendo a reflexão social e humana. Um espaço de intercâmbio entre universitários, estudantes, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, crianças, adultos e idosos.
Confira algumas imagens do Cine Pojichá!
Conheça as edições anteriores do Cine Pojichá
BENZEÇÃO

BENZEÇÃO é um filme documental produzido pelo Núcleo de Cinema In-Cena durante a produção da 5ª edição do Cine Pojichá em 2021. Com o intuito de integrar a grade da programação do festival e documentar benzedeiras e benzedeiros de Teófilo Otoni. O filme fala de fé, de saberes populares e tradições sustentadas pela oralidade.
"A fé cura e a cisma mata" - D. Jovi.
FICHA TÉCNICA
Direção Coletiva Núcleo de Cinema In-Cena
Idealização: Bruny Murucci e Florisvaldo Júnior
Pesquisa: Andréia Roseno, Florisvaldo Júnior e Humberto Keven
Direção de Fotografia: Géssica Emanuele
Edição e montagem: Géssica Emanuele e Kêkê Gomes
Som direto: Paula Valentine e Renan Martins
Fotografia Still: Lívia Ferreira
Produção: Paula Valentine e Renan Martins
Entrevistador: Humberto Keven
Entrevistadas e entrevistados: Dona Jovi, Dona Maria, Dona Maria Eugênia, Mãe Dora, Seu Hermínio e Dona Lô.